16 de fev. de 2009

Um voo inovador

Santos Dumont foi um grande inovador. Sua principal ousadia foi realizar um sonho que parecia impossível aos homens da época, embora muitos, desde os primórdios, também desejassem ter asas, como mostra o mito de Ícaro. Para realizar o sonho, o Pai da Aviação foi corajoso, persistente, não hesitou em levantar ao cair e fazer dos erros, novas formas de aprender. Esse grande gênio da humanidade nos inspira a também lutarmos pelo que queremos, e a acreditar que é possível sonhar e realizar o sonho.


Eu, como educadora, sonho em ajudar a formar uma sociedade mais justa, mais tolerante com as diferenças, mais solidária, através da educação. Para isso é preciso quebrar paradigmas, ousar, inovar, dar voz e vez ao aluno na construção de seus próprios conhecimentos, sair dos muros da escola para significar as aprendizagens no mundo desafiador e sempre em mudança. É preciso trabalhar o olhar, instigar a curiosidade, mexer com a emoção. É necessário construir gente, em toda a sua plenitude, para termos cidadãos capazes de provocar as mudanças certas e necessárias.

Foi em Hong Kong, ao participar da final do concurso Microsoft com o projeto colaborativo VOO BPF, coordenado pela professora Emilia Miranda, de Portugal, que verbalizei esse desejo de ver os alunos conhecerem de perto o que somente tinham visto em livros ou pela internet. Mariza Abreu, secretária da Educação do RS, imediatamente se propôs a tornar esse sonho realidade. Depois muito mais gente somou esforços para que esse Voo Inovador acontecesse com sucesso: a TV Cultura, a Microsoft, a equipe da Secretaria da Educação do RS, a Secretaria da Educação do RJ, a equipe diretiva da minha escola, os pais, a professora Marise Brandão e a equipe que nos recebeu na Escola Álvaro Rocha, em Barra do Piraí, toda a equipe da agência de viagens Silsi Tours e da empresa de ônibus Frederes. Só posso dizer “muito, muito obrigada”, em meu nome e no dos alunos.

Foram tantas as vivências e aprendizagens que fica difícil descrever aqui de uma forma sucinta. Adolescentes, muitos viajando pela primeira vez, aprendendo a conviver juntos, a ter postura em locais públicos, a expressar suas idéias nas entrevistas, a aprofundar seus conhecimentos em cada local visitado, a observar as diferenças geográficas e culturais ao longo do trajeto. E para deixar nossa viagem inesquecível, a TV Cultura nos desafia e presenteia com este blog Voo Inovador. Enfim, como diz meu aluno Vinícius, “foi perfeito, foi demais”.

Desejo que essa iniciativa encoraje novos educadores, novos gestores a integrarem esforços na busca de uma educação de qualidade para a escola pública. Cada um fazendo a sua parte, as coisas acontecem. Usando as palavras de Paulo Freire, reafirmo que “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.”.

Fotos