O PROJETO

A obra de Cláudio Fragata conta a vida de Santos-Dumont e a invenção do 14-Bis de um jeito diferente, voltado para o universo infanto-juvenil. Seis Tombos e Um Pulinho mostra as grandes quedas que este corajoso brasileiro sofreu e como ele fez de cada uma delas um importante aprendizado para aperfeiçoar seu projeto seguinte.
Cláudio Fragata introduz o livro assim: "Quando a gente cai, o mais difícil não é levantar. O mais difícil é não ter medo de cair de novo. Eu sei de alguém que foi mestre na arte de cair e levantar. Seu nome é Alberto Santos-Dumont. Ninguém levou tantos tombos para realizar um sonho.Talvez porque ele sonhasse alto. Queria voar."
Visite o blog Vôo BPF em que estão as atividades do Projeto envolvendo alunos de Brasil, Portugal e França.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Prêmio
Confira o link do prêmio e veja como a Microsoft incentiva a educação!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto
Todo sonho é um voo em potencial. Pode ser que decole, pode ser que não.
A única forma de se confirmar essa possibilidade é embarcar na viagem da criação de uma idéia e batalhar por sua realização!
Foi assim que o idealista Alberto Santos-Dumont, com seu trabalho e sua imaginação, aproximou as pessoas e diminuiu as distâncias entre as nações. Depois de muitos tombos e incansáveis tentativas, Dumont criou o 14-Bis em 1906, dando asas ao homem e aos seus sonhos!
Mais de um século depois da admirável criação de Dumont, alunos de três países (Portugal, Brasil e França) ficaram impressionados pela persistência e coragem deste pioneiro em alcançar um sonho que parecia impossível.
Inspiradas na narrativa envolvente da obra “Seis Tombos e um Pulinho”, de Cláudio Fragata, as professoras: Delfina Amado e Emilia Miranda, de Portugal; Isabel Costa, da França; e as brasileiras: Marise Brandão, da Barra do Piraí no Rio de Janeiro e Marli Fioretin, de Nova Bassano no Rio Grande do Sul desenvolveram o projeto Voo BPF junto aos seus alunos.
O processo colaborativo permitiu o intercâmbio entre as escolas através das tecnologias da informação e comunicação. Assim como o tema do trabalho – o centenário do aviador brasileiro, baseado na leitura da obra de Fragata – o Voo BPF aproximou pessoas pela persistência na busca de um objetivo.
O projeto Voo BPF conquistou o terceiro lugar na categoria Inovação em Comunidade no Microsoft Worldwide Innovative Teachers Forum (ITF), etapa mundial do Prêmio Educadores Inovadores promovido pela Microsoft, realizada entre os dias três e seis de novembro do ano passado em Hong Kong, na China.