ROTA

Nova Bassano
Nova Bassano situa-se na Encosta Superior do Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, e foi formada por volta de 1875, com a chegada das primeiras famílias de imigrantes italianos no estado.

A cidade tem em torno de 8.500 habitantes e se destaca na agroindústria, principalmente, na produção de grãos. Nova Bassano também é conhecida por suas plantações de tomate, sendo considerada a capital gaúcha deste fruto.

Visite o site da prefeitura de Nova Bassano e saiba mais sobre este município, de onde partiram a professora Marli e seus alunos rumo a Porto Alegre para dar início ao encontro das equipes!

Porto Alegre
Porto Alegre é a capital do estado do Rio Grande do Sul. Ponto estratégico dentro do Mercosul, a cidade é centro geográfico das principais rotas do Cone Sul, equidistante tanto de Buenos Aires e de Montevidéu, quanto de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A capital gaúcha está entre as cidades mais arborizadas do mundo, com mais de um milhão de árvores, 409 praças, reserva biológica, nove parques urbanos e a maior concentração de pássaros do país. Porto Alegre também se destaca por ter sido a primeira cidade a implantar os Conselhos Tutelares e o Estatuto da Criança e do Adolescente, além de ser referência na coleta seletiva do lixo.

A capital também foi escolhida pela ONU, junto com outras três cidades da América Latina (Lima, Loja e San Salvador), para integrar experiência piloto sobre Cooperação Intermunicipal, dentro do Projeto Apoio de Voluntariado das Nações Unidas à Solidariedade Internacional Municipal. Porto Alegre já foi sede do Fórum Social Mundial, marco do engajamento social de seus mais de um milhão de habitantes.

Visite o site da prefeitura de Porto Alegre e saiba mais sobre a capital onde a equipe da professora Marli embarcou rumo ao Estado do Rio de Janeiro.
Barra do Piraí
Barra do Piraí está situada no Estado do Rio de Janeiro, região Sudeste do país, atingindo um raio de abrangência que se estende aos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. A cidade tem em torno de 96.280 habitantes.

O município tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que o coloca na 25ª posição no Estado. Uma das razões é a taxa de alfabetização de 94% da população contra uma média também de 94% no estado.

Na área educacional, a cidade mostrou crescimento do acesso de crianças e adolescentes ao ensino fundamental. Classificado como 91º município mais dinâmico, Barra do Piraí ocupa a 6ª posição no Estado do Rio e no Brasil.

Visite o site da prefeitura de Barra do Piraí e saiba mais sobre esta cidade , onde estão a professora Marise e seus alunos à espera dos gaúchos!

Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro continua lindo, como diz a música! Apesar dos altos índices de violência, a Cidade Maravilhosa, capital de seu estado, ainda é uma das mais belas e encantadoras do mundo.

Famosa por seu carnaval, suas produções artísticas e seu concorrido Réveillon, a cidade do Rio atrai milhares de turistas do mundo inteiro, durante o ano todo. Da Lapa – região boemia da capital – ao Leblon – bairro nobre da região sul da cidade – o Rio de Janeiro mostra seu sorriso e seu jeito carioca de ser, agradando os mais diversos gostos e bolsos.

Visite o site da prefeitura do Rio de Janeiro e saiba mais sobre esta cidade onde os gaúchos irão passear e conhecer importantes pontos turísticos e históricos.
Petrópolis
Petrópolis localiza-se no topo da Serra da Estrela, pertencente ao conjunto montanhoso da Serra dos Órgãos, a 809 m acima do nível do mar e a 68 km do Rio de Janeiro.

A cidade possui um conjunto arquitetônico sem igual, dos quais o símbolo mais conhecido é o palácio imperial, hoje Museu Imperial, considerado como a principal construção do centro histórico da cidade.

É também neste centro de Petrópolis que se encontram construções curiosas como a casa de verão de Santos Dumont; o palácio de Cristal; a "Encantada"; o palácio Amarelo (Câmara de Vereadores); o palácio Rio Negro, fronteiriço à sede da prefeitura (palácio Sergio Fadel); e construções curiosas, como o "castelinho" do auto-denominado "duque de Belfort", na esquina da Koeler com a praça Ruy Barbosa.

E são justamente essas atrações que os gaúchos irão conhecer ao visitarem esta cidade!

Visite o site da prefeitura de Petrópolis e conheça mais algumas atrações deste município.
 Santos Dumont
Santos Dumont está situada em Minas Gerais na Zona da Mata Mineira, a uma distância de 207 km de Belo Horizonte e 235 km do Rio de Janeiro, e tem em torno de 46.700 habitantes. A principal atração do roteiro turístico da cidade é o Museu de Cabangu - Casa Natal de Alberto Santos Dumont.

Foi na então cidade de Palmyra – que posteriormente adotou o nome de seu filho mais ilustre! – que nasceu o grande inventor brasileiro, no ano de 1873.

É aqui que a equipe da professora Marli conhecerá a origem de seu personagem e herói de estudo!

Visite o site da prefeitura de Santos Dumont e saiba mais sobre a cidade.