SANTOS DUMONT


Em 2006 o mundo comemorou um centenário pelo qual o Brasil deve ter muito orgulho: a primeira vez que o homem voou. O responsável por esta façanha? O brasileiro Alberto Santos-Dumont, nascido em julho de 1873, no estado de Minas Gerais. O aviador tinha 33 anos quando, diante de uma multidão, fez um aparelho mais pesado do que o ar voar.
O primeiro voo da humanidade foi realizado com o avião 14-Bis, criado e pilotado por Dumont, em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris. Mas não pense que o voo durou muito. Os passos dos pioneiros são pequenos, mas fundamentais.
Depois de rodar na grama, o avião subiu a uma altura de dois metros e percorreu 50 metros. O voo foi filmado e fotografado e Dumont provou que o homem realmente podia voar.
Dumont foi um sonhador que conseguiu realizar seus sonhos, porque trabalhou muito para isso. Alberto Santos=Dumont (forma como ele também escrevia seu sobrenome para mostrar a igualdade entre suas ascendências) foi um idealista que, com seu trabalho e sua imaginação, aproximou as pessoas e diminuiu as distâncias entre as nações.

E todo esse sonho de voar começou na infância. Alberto tinha muito de um menino maluquinho. Era apaixonado por coisas mecânicas. Aos 7 anos, gostava de mexer com as máquinas agrícolas usadas na fazenda do pai. Aos 12, ocupava o lugar do maquinista das locomotivas a vapor que carregavam os sacos de café.

Ele via uma máquina e queria entender como funcionava. Gostava de brinquedos mecânicos e, em casa, montava e desmontava tudo. Uma vez, chegou a consertar a máquina de costura da mãe.

O menino gostava também de ler e devorava os livros do escritor francês Júlio Verne. As histórias, sobre a viagem do homem à Lua ou as aventuras do submarino Nautilus, mexiam com a sua imaginação.
Ele faleceu em julho de 1932, na cidade do Guarujá em São Paulo.
O pai da aviação é o exemplo de que todo voo pode ser realizado. Basta acreditar e batalhar para que ele aconteça!

Fonte: 'Santos=Dumont – um herói brasileiro', de Antonio Sodré, ed. Arindiuva.

Saiba mais sobre Santos-Dumont: