1 de fev. de 2009

Seguindo a Rota


O domingo abriu com um sol radiante e já nos sentimos presenteados, pois temíamos pela chuva que tem caído com frequência aqui. Depois do café da manhã, todos estavam no hall do hotel obedecendo religiosamente o horário estabelecido. Nosso destino foi um tour pela cidade acompanhados do Fábio, um simpático carioca que nos guiou pelos principais pontos da cidade. Passando pela Rio de Janeiro antiga com seus prédios que preservam a história do Brasil Imperial, pela orla marítima, com suas praias encantadoras, como Copacabana, Barra da Tijuca, Ipanema, São Conrado, entre outras, os túneis imensos, a Baía da Guanabara, a lagoa Rodrigo de Freitas, enfim, fica difícil aqui em pouco tempo eu descrever tudo o que vimos. Fotografamos e filmamos tudo o que foi possível e como nossa agenda é cheia, sobra pouco tempo para contar a vocês tanta novidade. No almoço fomos todos a uma churrascaria e no jantar a um rodízio de pizza. Hoje fiquei emocionada quando vi o brilho nos olhos de vários deles que viram pela primeira vez o mar. Sei que tudo o que estão vendo, a maneira exemplar como estão se portando na viagem, são vivências que trarão um aprendizado pra vida . Tenho dormido bem pouco, mas vale a pena perder esse tempo para compartilhar com todos da alegria da garotada. Eles estão encantados e eu muito gratificada por poder proporcionar a eles essa oportunidade única. Hoje eu propus a cada grupo que antes de dormir escrevessem um post sobre um aspecto do nosso dia. Todo mundo fez o tema e depois foram dormir. Depois que dormem eu fico aqui editando os vídeos e textos. Como filmamos tudo em pedaços, dá trabalho deixar tudo pronto. Às vezes demora para enviar o material, a conexão cai, o cansaço bate e o sono chega. Hoje eu não agüentei e vou ter que dormir, mas vou acordar cedo amanhã para continuar a contar um pouco da nossa viagem, porque tudo é impossível em pouco tempo.
Nosso dia de segunda terá um roteiro que prevê mais emoções. Muitos estão tentando ligar para os pais. Para os papais e mamães que estão ansiosos esperando notícias, tranqüilizem-se. Está tudo melhor que o esperado. Até amanhã!

Autor: Marli

Cidade Maravilhosa!

Chegamos na cidade do Rio de Janeiro noite de sábado adentro. A cidade ao longe toda iluminada, o Cristo Redentor se destacando, foi emocionante. Na chegada ao hotel, agitação, novidades para muitos que nunca viajaram. A meninada ainda proveitou a piscina antes de dormir. E eu estou aqui terminando a minha função de partilhar com os leitores desse blog o maravilhoso dia, são duas horas da manhã de domingo!
Logo mais será o momento de fazer o tour pela Cidade Maravilhosa.
Aguardem novidades!!

Autor: Marli

Barra do Piraí

O segundo dia da viagem começou ao clarear do dia. Enquanto a maioria dormia passamos pelo Paraná. Tomamos um café da manhã reforçado em Registro/SP. Depois, enquanto eu trabalhava no laptop preparando o material do blog, a galera soltou a voz na maior animação. Estão com a pilha nova. Pela manhã entramos na grande São Paulo. Muito ansiosos fomos seguindo até Barra do Piraí.
Fomos recebidos com alegria pela professora Marise Brandão e por seus alunos. Aproveito para agradecer o apoio dado pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro para que este encontro acontecesse. Gostaria de agradacer muito à professora Marise e também à Diretora Adjunta Maria, representante da coordenadoria Medio Paraíba l; à Professora Bethe Aragão e à Professora Cláudia que tão bem nos receberam em Barra do Piraí.
O almoço oferecido estava delicioso. Meus alunos levaram alguns mimos para os colegas. A TV Cultura estava nos aguardando desde cedo. Os alunos deram entrevista e saíram-se muito bem. No começo estavam tímidos, mas aos pouquinhos foram se enturmando, especialmente as meninas. As alunas da Marise até ensinaram uns passos de funk para as minhas alunas. A chuva que começou a cair e o avançado da hora nos fizeram partir sem muita demora, mas levamos de lá a certeza de que essa visita ficará para sempre na lembrança. E seria um sonho nosso poder receber um dia esse alunos lá no Sul!
Há alguns vídeos que mostram este grande encontro. Mas estou tendo dificuldade de tempo de enviá-los, mas os publicarei certamente antes do final da viagem. Já que este encontro foi o principal destino da nossa rota!
Fica novamente o convite para a professora Marise participar deste blog com seus alunos!

Autor: Marli

Seguindo viagem!

Seguindo viagem, entrando em Santa Catarina, passamos por várias cidades importantes, entre elas Laguna, a mais antiga, onde viveu Anita e Giuseppe Garibaldi, personagens importantes da nossa Revolução Farroupilha. A cada 3 horas , paradas para lanche, esticar as pernas. Temos a turma dos quietinhos e a turma do pandeiro. Tem talento se revelando. Os humoristas da Globo que se cuidem, porque o Vinícius arrasou! Não foi muito fácil fazer essa turma dormir, mas enfim, na madrugada, quando já estávamos rumando para o Paraná, eles se entregaram nos braços de Morfeu. Eu pretendia terminar de editar vídeos e fazer os post para o blog, mas dormi com meu laptop no colo e a gurizada guardou para não cair.
Amanhã minha missão começa cedo!
Autor: Marli

SEC!

Chegamos à SEC. Nossas estrelas foram recebidas pela Secretária de Educação Mariza Abreu , que , distribuiu abraços , mimos e fitinhas das cores do nosso estado. Falou sobre a importância de inovarmos na educação, ousando fazer o diferente e que isso é uma exemplo a ser seguido por mais educadores e educandos. A TV Educativa registrou tudo e até teve quem deu entrevista e nem gaguejou. Chique, não é mesmo? Na programação da noite tudo foi ao ar. Pena que a gente nem pode assistir, mas a mãe do Lucas nos ligou para contar. Ficamos todos felizes. Para nos despedirmos, fomos almoçar numa galeteria. E seguimos viagem. Cada vez a turminha foi ficando mais animada. Pelo caminho , muitas novidades e aprendizagens. Nessas alturas a Ivanoska já é carinhosamente chamada de Iva!
Autor: Marli

Começo da aventura!

Nosso dia começou com o encontro na escola. Ninguém chegou atrasado e pelo jeito a galera passou a noite em claro de tanta ansiedade. Os pais estavam muito emocionados e nos entregaram suas “preciosidades”, prometemos cuidar muito bem de todos e teve até quem chorou na despedida. Mas foi de pura alegria mesmo. Nossa tripulação é composta de dois motoristas (muito competentes ), Siva (dona da agência Silsi Tours, super atenciosa) e Ivanoska, a nossa querida guia (nome original, né?) Nos acompanha também a professora Zélia, Coordenadora da CATE(Central de Apoio Tecnológico), representando a SEC do RS, eu, a diretora Salete e a professora Eunice, nossa assistente administrativo-financeiro. Nossos passageiros inovadores são 18. No início a galera estava contida, mas não demorou muito para a descontração aparecer e a turminha se divertiu cantando, tocando pandeiro, contando piada.Na chegada à capital, nossa guia enriqueceu o conhecimento dos alunos, dando detalhes sobre pontos importantes que encontramos pelo caminho.Foi tudo ótimooooooooooo...
Autor: Marli

Um voo inovador

“Sonhar é acordar-se para dentro”, escreveu nosso anjo poeta gaúcho Mario Quintana. Santos Dumont despertou dentro de si um sonho que parecia ser impossível para muitos, mas desejo antigo da humanidade: voar como os pássaros. Foi inspirado no “Pai da Aviação” que também, eu e meus alunos do Colégio E. Pe. Colbachini voamos mais longe do que podíamos imaginar. Através de Cláudio Fragata, com o seu livro “Seis Tombos e um Pulinho”, voltamos no tempo e encontramos Albertinho Dumont, um jovem sonhador que não teve medo de cair e levantar. Embarcamos no Voo BPF, juntamente com nossos colegas passageiros do Rio de Janeiro, Portugal e França, utilizando um blog para socializarmos nossas produções e trocarmos idéias, numa rede de aprendizagem.Com o Concurso Microsoft Educadores Inovadores 2008, ganhamos visibilidade e nossas ideias voaram o mundo mostrando que é possível fazer uma educação inovadora , tendo vontade e criatividade. 1º lugar na etapa nacional, nos estúdios da TV Cultura ,em São Paulo, 1º lugar na etapa latino – americana, na cidade da Guatemala, 3º lugar no mundial, em Hong Kong, na China. A convite da professora Emilia Miranda, fizeram parte da tripulação do Voo BPF, a professora Delfina Amado,ambas de Portugal, Isabel Costa, da França, Marise Brandão do Rio de Janeiro e eu , de Nova Bassano, pequena cidade da Serra Gaúcha. Agora outro sonho ganha asas, dessa vez oportunizado pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Uma viagem ao RJ e MG Nossa rota: Nova Bassano, Barra do Piraí, Rio de Janeiro, Petrópolis e Santos Dumont , em Minas Gerais. Será uma oportunidade ímpar para complementar os conhecimentos adquiridos, vendo de perto cenários que fizeram parte da vida de Santos Dumont, entre outros a “Encantada”, sua casa em Petrópolis e a casa na fazenda Cabamgu, onde nasceu em Minas Gerais. O encontro com a professora Marise e seus alunos, em Barra do Piraí, tenho certeza que será um momento emocionante, de trocas e novas aprendizagens, em que os nossos estudantes criarão laços mais estreitos, fortalecendo seu lado humano no respeito às diferenças. A alegria da gurizada, o envolvimento dos pais, a colaboração e participação da equipe diretiva da escola me impulsionaram a enfrentar o desafio de assumir essa responsabilidade, comandando meu grupo de alunos inovadores nessa viagem. Agradeço por eles, a todos os que direta ou indiretamente estão tornando possível esse sonho ; SEC do RS e do RJ, Banrisul, Microsoft.
Autor: Marli