6 de fev. de 2009

Mensagens recebidas pelo blog

Mensagem enviada por Letícia:
Oi Professora Marli Muito legal para toda turma conhecer as maravilhas desse nosso Brasil! Parabéns pela conquista e pela iniciativa.

Mensagem enviada por Lidiane Zanon Durante:
Bom dia Turma do Voo Inovador... quero parabenizar a iniciativa deste projeto, e dizer que sou locutora da Rádio Cultura 105.9 de Nova Bassano, e falo em nome de meus ouvintes, estamos muito orgulhosos por ter pessoas feitos vocês representando nossa cidade em outros Estados, Educação é a porta para que possamos entrar em futuro cheio de progressos. Desejamos a todos uma boa viagem e tirem o máximo de proveito, pois aguardamos o retorno cheio de novidades para divulgarmos. Forte Abraço de toda equipe da Rádio 105.9 FM.

Mensagem enviada por Antonio Petronio Pereira de Souza:
Olá gente desfrutem do passeio de vocês pelo Rio De Janeiro se nele estão é porque são merecedores. Acredito muito nos jovens e tb nos educadores inovadores, um grande abraço, Petrônio!

Mensagem enviada por Adriana:
Estou muito feliz por vcs compartilharem comigo esta maravilha parabéns aproveitem o máximo!

Mensagem enviada por Silvania:
Parabéns às professoras que enchem de orgulho a nossa classe de profissionais tão discriminados e desvalorizados. Parabéns aos alunos pelo sucesso do projeto. Sem o entusiasmo e compromisso de vcs, nenhum projeto vai a frente. Vcs são capazes de muitos outros voos. Bjs

Mensagem enviada por Sonia:
È com professores valorizados que se faz educação de qualidade, parabéns pelo trabalho, nós professores é que fazemos a diferença.

Mensagem enviada por Fernando Almeida:
Caros alunos e professores, fico mesmo orgulhoso de saber que este grupo de brasileiros nos dão o testemunho de competência, iniciativa e senso de cidadania (do mundo). Abraços


Autor: Equipe Voo Inovador

Com a palavra meus alunos:

Saímos a Petrópolis para ir a Santos=Dumont - Minas Gerais, fizemos 170 km, até chegarmos à zona da mata Mineira e lá encontramos a Fazenda Cabangu onde Santos Dumont nasceu. (Vinícius Daniel Bedin)


Entrando na cidade de Santos=Dumont, avistamos um monumento, a réplica do 14 Bis e o busto de Santos=Dumont no caminho da fazenda ficamos encantados com a conservação da história deste grande inventor. (Raquel Zauza)

Tivemos que andar 15 Km para chegar em Minas Gerais na fazenda de Cabangu. Avistamos a estrada de ferro construída pelo pai de Santos=Dumont. Na hora que estávamos saindo de lá passou um trem com mais de 100 vagões. Foi surpreendente. (Daniela Garcia)

Chegamos na casa de Santos=Dumont onde ele nasceu. É uma casa branca com janelas e portas azuis, tem vários quadros na parede com fotos e escritos retratando a história. Vimos também uma réplica da casa de Santos=Dumont, a Encantada onde viveu depois de adulto, que tivemos oportunidade de visitar no dia de ontem. (Vanderlei Condebella)

A TVE de Minas Gerais estava nos esperando e fez entrevistas com vários alunos da turma, a professora e a Diretora da nossa escola pedindo dados sobre o projeto. (Marivan Busnello)

Logo que chegamos à fazenda a guia não estava, enquanto esperamos, visitamos toda a casa e vimos os pertences e as invenções de Santos Dumont. Quando a guia chegou falou sobre a história da fazenda e das lembranças produzidas, réplicas em miniatura do 14 Bis, dos balões do Demoiselle, do próprio Santos Dumont, e de outros objetos que lembram o grande e inteligente homem. (Anderson Hans)

Quando entramos na fazenda ficamos encantados, pois tínhamos visto aquelas coisas através de fotos. Ficamos curiosos e interessados em ver tudo aquilo ao vivo e a cores retratando a história de Santos Dumont. (Carina Sobieski)

A fazenda de Santos Dumont é muito linda tem coisas que nem dá para acreditar, adorei conhecer a casa onde ele morava de pequeno, conhecer um pouco mais sobre este fantástico Santos=Dumont. Não existe outra palavra melhor para descrever a nossa viagem. Foi perfeita! (Ingrid Stuani)

Na fazenda encontramos á Fátima, amiga da professora Marli, uma professora muito legal e querida. Ganhamos um presente muito interessante, o que mais me chamou atenção foi a calculadora. Bem legal. Encontramos também outro amigo da professora Marli, o Fernando também muito legal e simpático gostei deles muito, pois são muitos sorridentes. (Angélica Daré)

O que chamou a nossa atenção foi o sinal de “Igual” no nome de Santos Dumont. Ele usava este sinal para dizer que era Brasileiro e também Frances. Santos(Brasileiro), Dumont(Frances). (Luana Boschi)

Obs.: Sairemos daqui pela manhã de sexta-feira e seguimos viagem de retorno, parando em Aparecida do Norte para uma visita à Basílica, agradecendo pela nossa viagem. Pela previsão estaremos em Nova Bassano antes do meio-dia do sábado. Até lá não terei acesso à Internet para enviar material para o blog. Muito material eu não consegui editar e enviar pela falta de tempo e conexão, mas farei isso depois. Abraço a todos pelos recados carinhosos. E aos pais, afiem os ouvidos, porque terão muita coisa pra ouvir!! Até breve!

Visita a Minas Gerais

No final da nossa rota, fomos hoje a Minas Gerais, ver de perto o Museu Cabangu, sede da fazenda onde Santos Dumont nasceu, hoje preservada como patrimônio histórico. Foi mágico estar naquele lugar que tem algo no ar indescritível, um sentimento da presença de Santos Dumont em cada detalhe guardado na antiga casa, onde podíamos imaginar o Albertinho menino , brincando de voar.


Para mim especialmente outro motivo trouxe alegria extra: o encontro com Fátima e Fernando, queridos colegas e amigos do grupo de discussão Blogs Educativos, que desde 2005 nasceu como sugestão da Fátima, num chat que agendei para discutir sobre blogs, ainda novidade na época. Obrigada, Fátima, pelos mimos que nos ofereceu. Obrigada, Fernandão, por nos receber na porta do ônibus. Emoção grande demais.

Agradeço também à atenção dispensada pelas pessoas que nos receberam no museu e a TVE de Minas Gerais, que registrou nossa passagem. No sábado à noite, às 21 horas, será exibido o programa mostrando a matéria que a TV Cultura está preparando.

Poderemos assistir em casa, junto das pessoas que amamos e das quais sentimos saudade. Mando um beijo ao Mário e Tadeu (meu maridão e filhão) e a todos mais de minha família que ficaram “segurando as pontas” aí em Nova Bassano.

Hoje também tivemos o aniversário do Lucas. Em nome dos pais, Ivone e João Carlos, oferecemos um mega sorvete e fizemos aquela festa na hora do almoço, com parabéns e tudo. Amanhã será meu aniversário de casamento e também do meu Leonardo que viaja comigo.

Para finalizar o nosso roteiro aqui em Petrópolis com chave de ouro, fomos à noite no Show de Luzes e Cores nos jardins do Museu Imperial. Momento mágico, indescritível, assim como foi mágica a chuva que começou a cair nessa última noite, nos abençoando, justificando o meu pedido de que trouxessem guarda-chuvas. Hehehehe...

Fico observando tudo o que estamos vivendo e a reação dos alunos me provoca lágrimas de emoção que teimam em cair todos os dias. Obrigada, meu Deus, por nos proteger e iluminar nossos caminhos. Na volta de Minas a Petrópolis, propus uma escrita colaborativa em que os alunos relatam um pouco sobre a visita a Cabangu. O que vocês lerão no próximo post!