4 de fev. de 2009

Segundo dia em Petrópolis

Hoje, quarta-feira, o dia foi de atividades mais livres.
Pela manhã os alunos foram andar de charrete e conhecer um pouco mais da bela cidade de Petrópolis.
À tarde fomos caminhar um pouco para conhecer a famosa Rua Teresa que tem muitas lojas com preços de fábrica. Alguns optaram por tomar banho de piscina.
Amanhã cedo iremos a Santos Dumont, MG, onde a TV Cultura nos espera novamente, para retornarmos a tempo de ir ao Show de Luzes no museu Imperial à noite.
Haja fôlego, não é mesmo? E olhos para ver tanta coisa!
Hoje à noite, depois do jantar num restaurante, fomos a uma lan house próxima para ler o blog, os comentários e deixar nosso recado. Espiem para ver!
A prioridade da viagem é aproveitar tudo o que é novidade e fonte de conhecimento.
Por isso não há muito tempo de contarmos tudo aqui.
Mas com certeza na volta socializaremos muito mais!



Autor:Marli

A Encantada!

Santos Dumont, sempre foi um sonhador, realizou o sonho de construir seus próprios balões e aviões. Construiu sua própria casa, com seus inventos, que por sinal é mágica. Foi muito bom ter visto e conhecido um pouco mais sobre ele.A Encantada é uma casa cheia de magias, tudo que há dentro dela é perfeito, às vezes é difícil até de acreditar. O que mais chamou a nossa atenção foi o chuveiro a álcool, tinha também pendurado nas paredes uma das cartas que ele escrevia. Ele fez seus cômodos com as pontas arredondadas para que não batesse suas pernas.Foi muito legal ter visto o chapéu que ele usava, a bandeira do Brasil que ele levava para suas conquistas e derrotas. Ele fez seu próprio projeto da casa, pois ele queria que fosse do seu jeito.Os degraus da escada começavam com o pé direito, algumas pessoas pensavam que fosse superstição, mas para mostrar que não era, fez uma escada dentro de sua casa que começa com o pé esquerdo.Foi muito legal ter ido ver tudo isso de perto e isso ficará para sempre m nossa memória.
Autor: Carina e Ingrid

Nossa Visita à Encantada

Missão difícil descrever tudo o que vimos e sentimos ao ver pessoalmente onde viveu Santos Dumont e a engenhosidade que está presente em cada detalhe da casa que ele idealizou nos mínimos detalhes, escolhendo inclusive um lugar muito íngreme para sua construção, para sentir-se desafiado a usar a inteligência em encontrar soluções que lhe trouxessem todo o conforto. Muitos detalhes já eram conhecidos dos alunos, mas outros foram novidade. Vou deixar que contem um pouco por eles mesmos nos próximos posts.
ps: Queremos agradecer a atenção de Marisa Guadalupe Plum, gestora da casa Santos Dumont que nos recebeu pessoalmente e enriqueceu muito nossos conhecimentos. Pedi que ela deixasse uma mensagem a todos os envolvidos no Projeto VooBPF e aos leitores desse blog, que ela atendeu gentilmente e pode ser vista no vídeo abaixo.


Autor: Marli

Visita ao Museu Imperial

A história do Brasil no palácio da Família Real guarda detalhes muito bem preservados. Caminhamos mais de um quilômetro e meio só para percorrer os salões, cheios de preciosidades de encher os olhos de qualquer um. Como não é permitido fotografar e filmar, ficaremos devendo um pouco mais sobre a visita. A segunda parte está reservada para a quinta –feira à noite, quando iremos ao show de Luzes e Cores, depois de retornar do Museu Cambangu, em Minas Gerais.
Autor: Marli

Um mergulho inesquecível

Boa noite a todos!
Antes de colocar mais alguns posts sobre nossa visita a Petrópolis, gostaria de registrar a alegria dos alunos na praia de Copacabana com um vídeo que finalmente consegui enviar!
Foi um momento realmente emocionante e certamente inesquecível!



Autor: Marli

Encantada



E aqui ficam os registros da Casa Encantada e do Museu Imperial!
Prometo mandar os vídeos hoje à noite (pela madrugada!)!


Autor: Marli

Praia


Apesar de já termos saído do Rio, fica o registro da gurizada na praia de Copacabana!
Foi difícil tirá-los do mar!

Chegando a Petrópolis

Hoje o dia foi demais. Quando achamos que já vimos tudo de melhor, nos surpreendemos com novos encantos. Deixamos o Rio de Janeiro cedo alegres pelo que vivenciamos na Cidade Maravilhosa, mas já com o coração apertado de saudade. Na rota pra Petrópolis encontramos a serra, caminhos sinuosos, um pouco familiares pra gente, pois também moramos na Serra Gaúcha. Mas quando chegamos no pórtico de entrada, já ficamos boquiabertos com o cenário encontrado, com a arquitetura, o desenho da natureza, onde o homem se aconchegou no início da história do Brasil. Em cada recanto, em cada rua, em cada detalhe um sinal preservado da história. Mas o que nos emocionou foi chegar à Encantada, depois de tanto tempo estudando sobre Santos Dumont. Depois fomos ao Museu Imperial, um monumento majestoso que conta a história da família imperial. Visitas tão especiais não poderiam ser descritas de forma apressada. Amanhã enviaremos material sobre as visitas tão especiais de hoje. Tenho problemas com a conexão lenta e truncada. Mas prometemos tentar descrever pelo menos em parte de tanta coisa boa que está nos acontecendo. Queremos também agradecer aos muitos recados de quem está acompanhando a nossa viagem, especialmente aos pais de nossos alunos. Eles estão se virando direitinho. Todos estão com saudade, mas não pensam em voltar , pois as emoções ainda são muitas. Aguardem!
Autor: Marli