3 de fev. de 2009

Último dia no Rio de Janeiro


Hoje o dia foi muito especial. Pela manhã, começamos um pouco mais tarde nosso passeio, curtindo um pouco mais o descanso no hotel. Às 11 horas fomos a pé até o bondinho que nos levou a Santa Teresa. O Bairro Santa Tereza fica no caminho que leva ao Corcovado. A subida é lenta, com muitas paradas. Muitos turistas pagam a passagem para dar uma volta, como nós, mas os moradores pulam do lado de fora e pegam carona. Passamos sobre os famosos arcos da Lapa. Na volta fomos almoçar num restaurante no bairro do Catete. À tarde começou com um passeio ao Jardim Botânico. Hoje nossa guia foi a Ivanoska, pois o Fábio já foi a Petrópolis e nos espera por lá.“Eu gostei de andar pelo Jardim Botânico, com aquele ar puro e tantas espécies de árvores que nunca vimos. Adorei as vitória-régias, o Pau Brasil Mulato, os pés com enormes jacas, o recanto japonês que tem uns arcos cobertos de heras o chafariz central e as lindas e enormes palmeiras imperiais.” disse a Angélica.Mas a ansiedade mesmo do dia era para botar os pés na famosa praia de Copacabana. Sabe aquela famosa citação do escritor Eduardo Galeano que conta que o menino extasiado diante da vista do mar pela primeira vez, chama o pai e diz: “pai, me ajuda a olhar o mar”. Foi assim que percebemos. Faltavam olhos para tanta caber tanta beleza. Todos se jogaram na água, inclusive de roupa e tudo, embora inicialmente combinado era molhar só os pés, devido à agitação costumeira do mar. Missão quase impossível foi fazê-los sair de lá. Vários de nossos passageiros viram o mar pela primeira vez e ficaram encantados como a Raquel:“Até fiquei sem fôlego ao ver o mar. Lembrei do meu pai e da minha mãe que nunca viram e eu estou aqui.” RaquelCopacabana é famosa pelas comemorações de virada de ano, onde há queima de fogos. Só ali moram quase tantos habitantes como o total da população do Rio Grande do Sul.Depois da festa na água, na feirinha que fica no calçadão e lembraram de comprar lembranças, especialmente para os pais e para si, é claro. Pais, aguardem os mimos. Nessa feirinha foi interessante observar a maneira independente de fazer as melhores escolhas. Sempre algo que chama a atenção é a língua, as gírias. No caminho de volta, mais um restaurante. Depois para completar voltamos ao hotel de metrô. O acesso à piscina já estava fechado, mas a Ivanoska, que já tem o seu fã clube, intercedeu por eles e resolveram abrir. A diversão continuou. Depois cada um foi dormir, com as malas prontas, pois cedinho partiremos para Petrópolis. E lá está outro de nossos grandes objetivos da viagem: o encontro com a “Encantada” do Santos Dumont.“Estou ansiosa para conhecer de perto a casa de Santos Dumont” me disse a Luana!Em breve estaremos lá!
ps: como vocês podem ver aí no horário do post já é bem tarde, e eu preciso descansar antes de seguir viagem. Os vídeos que estou finalizando serão postados mais tarde! Espero que compreendam!

Um comentário:

  1. vanderlei coldebella
    Oi para todos, estamos contentes com os recados que mandaram. Estamos vendo coisas maravilhosas. um abraço apertado para todos.

    Daian Busnello
    HOje foi um dia muito bom porque nos divertimos na PISCINA do hotel. E fomos em muitos outros lugares....Abraços a todos que estão acompanhando a nossa viagem. eliane
    Marli, teu trabalho e teu esforço prorcionaram a Raquel a emoçao de ver o mar ! Lindo! parabéns e continues assim sendo essa professora/gaúcha nota dez!!

    lucimara
    Oi turma acabamos de olhar o video do Cristo Redentor e estamos muito emocionados de ver tanta maravilha, temos vontade de estar ai com vocês. Temos certeza que está sendo muito proveitosa essa viagem. Esperamos que os proximos dias sejam melhores ainda. obrigado profe. Marli por estar realizando o sonho dos alunos. Você é 10, continue assim. Bjs de Ademir, Lucimara e Neiva.

    Telma Honorato
    Olá Marli, parabéns pelo desempenho no projeto! Fico feliz ao perceber professores e alunos que acreditam que são capazes e investem nisso. Feliz também pela iniciativa das Secretarias da Educação, das escolas e por todos os envolvidos, é esse tipo de iniciativa e investimento que todos os estados estão precisando fazer. Pois são estimulantes e gratificantes. Vi as fotos e o vídeo, estão legais! Mais uma vez Parabéns! Continuarei acompanhando a viagem de vocês. Beijos na galera.

    Telma. (Sou professora de Língua Portuguesa - Salvador-Bahia.) Telma Honorato
    Olá Marli, parabéns pelo desempenho no projeto. Precisamos acreditar que nossos alunos são capazes e termos determinação para investir nisso. Fico orgulhosa de perceber o investimento feito pelas Secretarias da Educação, pelas escolas envolvidas e por vocês professores, a educação do país necessita de iniciativas como essa. Li os depoimentos da viagem e vi fotos e vídeo, estão legais! Continuarei acompanhando a viagem de vocês. Boa Sorte! Mais uma vez parabéns! Beijos na galera! Telma. (Sou professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio em Salvador-Bahia)

    Any, Neca, Carlos
    Aii que sonho gente!! espero que tenham registrado tudo pra gente ver!! =) Abraço

    Ivone e João Carlos
    Profe que façanha, eh!! Nós cada vez que olhamos nos emocionamos ... é difícil conter as lágrimas, pois a maioria desta turma é nossa desde pequenos e sempre tivemos a oportunidade de acompanhá-los de perto e agora que bom que eles estão ali contigo que, és uma pessoa abençoada, claro também as profes Salete e Eunice que sempre estiveram como eu bem perto deles. Obrigada a todas e parabéns. Hoje pela manhã a mãe do Leandro me procurou para saber notícias. Ela como eu também está muito emocionada e manda beijos a todos em especial pro Leandro. Nós enviamos um aperto de mão bem apertado e pro Lucas mais um apertão no nariz. Fiquem bem!

    Leticia
    E aí gauchada! Muito bom acompanhar a viagem pelo Blog. Dá para sentir aqui do RS a emoção de vocês! Parabéns! Abraço Leo!

    ResponderExcluir